quarta-feira, 9 de abril de 2008

Acidente no Baú

A comunidade montanhista se solidariza com a família de Chang Tzu Wei, diante da fatalidade que a vitimou.
Infelizmente o alerta soou da maneira mais trágica.
80 metros. 8 metros. Não importa a altura. Uma queda será sempre um risco enorme. Devemos sempre observar as boas práticas, que nos proporciona segurança no exercício de nossas atividades.
As cordas devem ser vistoriadas com freqüência; móveis utilizadas com critério; solo, never; escalar sempre com parceiro(a) habilitado; antes de qualquer escalada, revisar sempre o próprio material e o do parceiro(a); cadeirinha bem ajustada, mosquetões travados, nó bem feito e bem acabado.
Pode parecer bobagem, mas a observação de um simples detalhe deste pode significar a diferença entre um divertido momento de adrenalina e uma tragédia de drásticas conseqüências para a família, para o seu grupo de escalada e para a comunidade de uma maneira geral.
Infelizmente, podemos observar agora o quanto somos marginais para a sociedade. Nossas conquistas não atingem a mídia (Cezinha e Belê que o digam). Mas a tragédia é um prato feito. Dará manchetes espetaculares e será coberta pela impressa, radiofônica e televisiva.
Façamos a nossa parte. Vamos nos divertir, mas com responsabilidade. Com respeito ao próximo e ao meio ambiente. E principalmente, respeitando a única lei que nos condena inexoravelmente: a lei da gravidade.

Nenhum comentário: